Logomarca BCB

ESTBAN - Estatística Bancária por município (transferência de arquivos)

 
Saldos Estban por município

O arquivo Saldos Estban por município é gerado mensalmente com a informação da Estatística Bancária Mensal (Código documento 4500), contemplando a posição mensal dos saldos das principais rubricas de balancetes dos bancos comerciais e dos bancos múltiplos com carteira comercial, por município. Ele é disponibilizado 60 (sessenta) dias após a data-base do documento, com exceção da data-base de dezembro, que é disponibilizado em 90 (noventa) dias após o seu encerramento, conforme estabelece o Comunicado 20.467, de 04 de janeiro de 2011. Sua atualização é mensal, e abrange os últimos 6 (seis) meses publicados.


Transferência de arquivos
  1. Escolha a data-base desejada.
  2. Ao lado de cada data-base é apresentado o tamanho do arquivo.
  3. Todos os arquivos estão compactados (em formato ZIP). Após descompactados, as arquivos até a data-base Janeiro/2009 estão em formato XLS e os arquivos a partir da data-base Fevereiro/2009 estão em formato CSV. (Para maiores informações sobre formatos de arquivos e programas para visualização acesse a Ajuda do sítio Internet)
  4. Aperte o botão "Transferir arquivo".


Conceitos utilizados

ESTBAN (Estatística Bancária): constitui-se em subsistema estatístico do Sistema COSIF, representado pelos documentos 4510 (ESTBAN GLOBAL) e 4500 (ESTBAN MENSAL). Os saldos dos verbetes da Estban guardam correspondência com os saldos do documento 4010-Balancete Geral Analítico (a correspondência entre os códigos das contas do COSIF com os verbetes da ESTBAN é resultante da aglutinação de tais contas).

CODMUN:codificação interna deste Banco Central do Brasil para cada município.

AGÊNCIAS ESPERADAS: agências esperadas por município.

AGÊNCIAS PROCESSADAS: agências processadas por município.

VERBETES (110 a 907): cada um dos itens da Estatística Bancária, cujos saldos (valores em R$1,00, inclusive centavos) correspondem com os saldos de balancete, visto serem resultantes da aglutinação de tais saldos.


Referências

Os títulos contábeis que são aglutinados em cada verbete encontram-se divulgados no COSIF - Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional, "Capítulo 2 - Elenco de Contas", devendo a correspondência ser verificada na Coluna E.

A discriminação dos verbetes e os respectivos códigos encontram-se divulgados no COSIF - Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional, "Capítulo 3 - Documentos" - "Documento nº 13 - Estatística Bancária Mensal / Global".


Informações básicas

Os dados contábeis utilizados no arquivo Saldos Estban por município são informados pelas próprias instituições ao Banco Central do Brasil, sendo de inteira responsabilidade das mesmas.