Logomarca BCB
Banco Central do Brasil

Sobre o Sistema de Expectativas de Mercado

 
A Pesquisa de Expectativas de Mercado foi iniciada em maio de 1999, como parte da transição para o regime de metas para a inflação. Seu objetivo é monitorar a evolução das expectativas de mercado para as principais variáveis macroeconômicas, de forma a gerar subsídios para o processo decisório da política monetária.

Atualmente, a pesquisa acompanha as expectativas de mercado para diferentes índices de preços, crescimento do PIB e da produção industrial, taxa de câmbio, taxa Selic, variáveis fiscais e indicadores do setor externo. Em novembro de 2001, foi criada página própria na internet (www.bcb.gov.br/expectativa) para a realização da pesquisa, com acesso restrito a instituições com login e senha específica. Em consequência, o Banco Central pode acompanhar o estado das expectativas de mercado em tempo real.

O Sistema de Expectativas de Mercado calcula estatísticas da amostra diariamente, permitindo a geração de relatórios diários para os membros da Diretoria Colegiada. Um desses relatórios (Focus-Relatório de Mercado) é publicado às segundas-feiras na página do Banco Central na internet.

Para estimular a melhoria da capacidade de previsão dos participantes, são divulgadas as instituições com maior acurácia, compondo os rankings Top 5 mensais de curto e médio prazos, além de rankings anuais de curto, médio e longo prazos, de acordo com metodologia específica.

O Sistema de Expectativas de Mercado obteve, no ano de 2010, o segundo lugar na segunda edição do Prêmio Regional para Inovação em Estatística para a América Latina e Caribe. Criado em 2007, o prêmio do Banco Mundial visa prestigiar os programas e atividades estatísticas que se destacam por sua qualidade, utilidade no desenho, implementação e avaliação de políticas públicas prioritárias para o desenvolvimento, e conter elementos de inovação. Os programas e atividades estatísticas de 26 países da América Latina e do Caribe foram avaliados por um comitê de experts em estatística do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional, do IADB, do Eurostaat e do Instituto de Estatística da Espanha. Os trabalhos vencedores participaram de cerimônia de premiação em 20 de outubro de 2010, na sede do Banco Mundial, em Washington. Mais informações sobre a avaliação e premiação podem ser obtidas nas páginas 2º Prêmio Regional para Inovação Estatística (em português), 2nd Regional Statistical Innovation Competition e 2nd Statistical Award of the World Bank (em inglês), e Segundo Concurso Regional de Innovación en Estadísticas e Segundo Concurso del Banco Mundial (em espanhol).

Atualmente o Departamento de Estatísticas (Dstat) administra o Sistema Expectativas de Mercado, e seus relatórios são distribuídos a uma lista de e-mails com cerca de 26.000 endereços eletrônicos, que recebem adicionalmente vários relatórios do Banco Central, em português e inglês, além dos comunicados e das Notas produzidas pelo Comitê de Política Monetária, em inglês.

Os relatórios sobre expectativas de mercado (Focus) incluem:
  • Focus-Relatório de Mercado: apresentação de um resumo dos resultados da pesquisa de expectativas de mercado, levantamento diário das previsões de cerca de 130 bancos, gestores de recursos e demais instituições (empresas do setor real, distribuidoras, corretoras, consultorias e outras) para a economia brasileira, publicado toda segunda-feira;


  • Focus-Distribuições de Frequência: relatório que mostra a evolução das distribuições de frequência das medianas das expectativas de mercado para o IPCA do ano corrente e dos próximos três anos e da Taxa Selic 12 meses à frente coletadas pelo Sistema Expectativas de Mercado, com intervalos de um e três meses, publicado toda primeira segunda-feira de cada mês (caso não seja dia útil, no primeiro dia útil subsequente);


  • Focus-Top 5: classificação mensal/anual das instituições com melhores previsões dentre as participantes da pesquisa de mercado.