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BCB - Sobre o Gerin

 
A Gerência-Executiva de Relacionamento com Investidores - Gerin foi criada em abril de 1999, como parte do arcabouço do regime monetário de metas para a inflação. Seu objetivo é aperfeiçoar a comunicação entre o Banco Central do Brasil e o setor privado, com foco sobre os investidores domésticos e externos.

Em janeiro de 2011 a Gerência-Executiva de Relacionamento com Investidores (Gerin) e a Gerência de Estudos Especiais, ambas subordinadas à Diretoria de Política Econômica, uniram-se e deram origem ao Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais (Gerin).

Atualmente, o Gerin administra um cadastro de 14.000 endereços eletrônicos e distribui os principais relatórios do Banco Central, em português e inglês, via e-mail. O Gerin também produz seus próprios relatórios, todos disponíveis em www.bcb.gov.br, incluindo:

  • Relatório Focus-BC: relatório com informações e análises sobre vários aspectos da economia brasileira e da política econômica;
  • Focus-Relatório de Mercado: apresentação dos resultados da pesquisa de expectativas de mercado, um levantamento diário das previsões de cerca de 100 bancos, gestores de recursos e demais instituições (empresas do setor real, distribuidoras, corretoras, consultorias e outras) para a economia brasileira, publicado toda segunda-feira;
  • Focus-Distribuições de Frequência: relatório que mostra a evolução das distribuições de frequência das medianas das expectativas de mercado para o IPCA do ano corrente e do próximo ano* e da Taxa Selic 12 meses à frente coletadas pelo Gerin, com intervalos de um e três meses, publicado toda primeira segunda-feira de cada mês (caso não seja dia útil, no primeiro dia útil subsequente);
    * exceto o primeiro relatório do ano, que mostra evolução mensal das distribuições de frequência para o IPCA relativo ao ano anterior e ao ano corrente, por todo o ano que se encerrou.
  • Séries Temporais das Expectativas de Mercado: planilhas atualizadas semanalmente, contendo os dados diários das expectativas de mercado para as principais variáveis da economia desde 2001;
  • Top 5: classificação mensal das instituições com melhores previsões dentre aquelas participantes da pesquisa de mercado;
  • Série "Perguntas sobre Economia Brasileira": textos que explicam didaticamente os dados, a metodologia e os conceitos econômicos adotados no Brasil;
  • Apresentações do Presidente e da Diretoria: gráficos em powerpoint que mostram a evolução da economia brasileira.

No que diz respeito aos Estudos Especiais, o Gerin coordena e desenvolve estudos com foco na governança corporativa de bancos centrais.

No Brasil, a sociedade e o conjunto da comunidade financeira podem contar, além do Gerin do Banco Central do Brasil, com a Gerência de Relacionamento Institucional do Tesouro Nacional.

A Gerência de Relacionamento Institucional do Tesouro Nacional foi criada em 2001, integrando a Coordenação Geral de Planejamento Estratégico da Dívida Pública – COGEP. As principais funções da área de Relacionamento Institucional são desenvolver, manter e aperfeiçoar o contato com participantes dos mercados financeiros nacional e internacional, de forma a provê-los de transparência e de melhor nível de informação sobre a gestão da Dívida Pública Federal - DPF e a política de financiamento do Tesouro Nacional, assim como contribuir para a ampliação da base de investidores.

O Banco Central do Brasil e o Tesouro Nacional participam das atividades do Brazil: Excellence in Securities Transactions (BEST Brazil). A iniciativa do BEST Brazil tem como objetivo fornecer informações sobre o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro, oportunidades de investimentos e um canal de comunicação mais próximo com os representantes mais proeminentes do mercado de capitais brasileiro. Além do Banco Central do Brasil e do Tesouro Nacional, essa iniciativa também envolve outras agências oficiais, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), reforçando a solidez do arcabouço regulatório e a organização do sistema financeiro brasileiro. As principais atividades do BEST Brazil consistem em roadshows, encontros e outros projetos realizados nos principais centros financeiros do mundo. Mais informações sobre o BEST Brazil estão disponíveis em www.bestbrazil.org.br (em inglês).


Sobre a Pesquisa de Expectativas de Mercado

A Pesquisa de Expectativas de Mercado foi iniciada em maio de 1999, como parte da transição para o regime de metas inflacionárias. Seu objetivo é monitorar a evolução do consenso de mercado para as principais variáveis macroeconômicas, de forma a gerar subsídios para o processo decisório da política monetária.

Atualmente, a pesquisa acompanha as expectativas de mercado para diferentes índices de preços, crescimento do PIB e da produção industrial, taxa de câmbio, taxa Selic, variáveis fiscais e indicadores do setor externo. Em novembro de 2001, o Gerin criou uma página específica na internet (www.bcb.gov.br/expectativa) para a realização da pesquisa, com acesso restrito a instituições com login e senha específica. Em consequência, o Banco Central pode acompanhar o estado de expectativas em tempo real.

O Sistema de Expectativas de Mercado calcula estatísticas da amostra diariamente, permitindo a geração de relatórios diários para os membros do Copom. O resultado (Relatório de Mercado) é publicado às segundas-feiras na página do Banco Central na Internet.

Para estimular a melhoria da capacidade de previsão do setor privado, o Gerin divulga a lista das Instituições Top 5 de curto, médio (ambas mensalmente), e longo prazo (em janeiro de cada ano).

O Sistema de Expectativas de Mercado obteve, no ano de 2010, o segundo lugar na segunda edição do Prêmio Regional para Inovação em Estatística para a América Latina e Caribe. Criado em 2007, o prêmio do Banco Mundial visa prestigiar os programas e atividades estatísticas que se destacam por sua qualidade, utilidade no desenho, implementação e avaliação de políticas públicas prioritárias para o desenvolvimento, e conter elementos de inovação.

Os programas e atividades estatísticas de 26 países da América Latina e do Caribe foram avaliados por um comitê de experts em estatística do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional, do IADB, do Eurostaat e do Instituto de Estatística da Espanha. Os trabalhos vencedores participaram de cerimônia de premiação em 20 de outubro de 2010, na sede do Banco Mundial, em Washington.

Mais informações sobre a avaliação e premiação podem ser obtidas nas páginas 2º Prêmio Regional para Inovação Estatística (em português), 2nd Regional Statistical Innovation Competition e 2nd Statistical Award of the World Bank (em inglês), e Segundo Concurso Regional de Innovación en Estadísticas e Segundo Concurso del Banco Mundial (em espanhol).


Equipe

Renato Jansson Rosek - Chefe (renato.jansson@bcb.gov.br)

Andre Barbosa Coutinho Marques - Chefe Adjunto (andre.marques@bcb.gov.br)

Carolina Freitas Pereira Mayrink (carolina.pereira@bcb.gov.br)

Henrique de Godoy Moreira e Costa (henrique.godoy@bcb.gov.br)

Luciana Valle Rosa Roppa (luciana.roppa@bcb.gov.br)

Luís Gustavo Umeno (luis.umeno@bcb.gov.br)

Manuela Moreira de Souza (manuela.moreira@bcb.gov.br)

Márcio Magalhães Janot (marcio.janot@bcb.gov.br)

Maria Claudia Gomes Pereira S Gutierrez (maria.claudia@bcb.gov.br)


Fale com o Gerin

Telefone +55 (61) 3414-3980

E-mail: gerin@bcb.gov.br