INFORMAÇÕES ECONÔMICO-FINANCEIRAS

Séries Temporais - Metadados

Data da última atualização: 23/09/2002


INDICADORES DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Dados sobre o Provedor da Série

Pessoa para Contato

Túlio José Lenti Maciel

Instituição e Componente

Banco Central do Brasil - Consultoria de Conjuntura Econômica
SBS Qd.3, Ed. Sede, Bl. B, 10º andar
70.074-900     Brasília (DF) - Brasil

Número do Telefone

55 (61) 414 1019

Número do Fax

55 (61) 414 2036

Endereço eletrônico

coace.depec@bcb.gov.br

 

Descrição

Identificação das Séries

Seção Atividade Econômica - Setor Real - Indústria - Outros Indicadores Industriais 
Nome e Número das Séries

Séries

Número

Vendas industriais reais - Indústria de transformação
1339
Utilização da capacidade instalada - Geral
1342
Horas trabalhadas na produção
1371
Indústria de transformação - Emprego
7349
Indústria de transformação - Salário Real
7351
Indústria de transformação - Massa salarial real
7352
Indicador do nível de atividade
7359
Data de Início 31.12.1986 
Interrupções  
Data de Encerramento  

Dados: Conceito, Periodicidade e Tempestividade

Conceito Indicadores da indústria de transformação no Estado de São Paulo.
Fontes Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) – www.fiesp.org.br 
Unidades  
Periodicidade Mensal. 
Tempestividade Última quinta-feira do mês subseqüente ao mês de referência. 

Integridade

Divulgação dos termos e condições sob as quais as estatísticas oficiais são preparadas, incluindo confidencialidade das respostas individuais  
Informação sobre revisão e comunicação antecipada de mudanças substanciais na metodologia  

Qualidade

Divulgação de documentação sobre a metodologia e as fontes usadas na preparação das estatísticas  
Divulgação de detalhes, conciliações com os dados relacionados e arcabouços estatísticos que possibilitem cruzamento de dados e assegurem razoabilidade às estatísticas.  
Notas  

 

Sumário Metodológico

Arcabouço analítico, conceitos, definições e classificações (incluindo referência a orientações aplicáveis)

Características

O INA foi originalmente obtido pela utilização da técnica estatística denominada Análise Fatorial - Método dos Componentes Principais. Inicialmente, o INA era composto pelos índices de vendas reais, consumo de energia elétrica, horas trabalhadas na produção e salários reais.

Uma primeira mudança em sua formulação inicial implicou na exclusão do índice de salários reais já que o mesmo se desvinculou da evolução da atividade industrial em função das várias políticas salariais. As demais variáveis permaneceram. Estudo posterior mostrou que as oscilações no consumo de energia elétrica na produção deixaram de guardar correlação com as variações na atividade industrial, em função de substituição de fontes energéticas, mudanças estruturais da produção industrial, etc. Em vista disso, nova reformulação do INA foi efetuada.

De acordo com a nova metodologia, o INA passa a ser composto das seguintes variáveis:

  • número médio de horas trabalhadas por empregado;
  • vendas reais no mês de referência;- vendas reais no mês anterior;
  • nível de utilização da capacidade instalada.

Testes estatísticos evidenciaram o aperfeiçoamento em questão.

O INA passou a refletir de forma mais adequada o comportamento da atividade industrial. Cumpre agregar que a nova metodologia, além das variáveis, alterou também a técnica estatística de construção, com a utilização de Modelo por Regressão. O valor mensal do INA passou a ser obtido a partir de uma equação de regressão, cujos coeficientes foram estimados com base no comportamento da produção industrial no período 1975/92.

Assim, a Fiesp não estima diretamente a produção industrial paulista, mas algumas de suas séries possuem informações indiretas sobre o mesmo. A escolha inicial das unidades informantes foi baseada numa amostragem intencional; a amostragem em vigor é composta das empresas paulistas que efetivamente se dispuserem a dela participar.

O indicador do nível de atividade é composto pelo nível de utilização da capacidade instalada, número médio de horas trabalhadas por empregado, vendas reais dos meses de referência e anterior e a produção industrial de São Paulo para os 9 meses anteriores, calculada pelo IBGE.

Total de Vendas Reais

Características: Corresponde ao total de vendas nominais (faturamento líquido no mês, exclusive IPI, FOB/Fábrica, exclusivamente dos produtos fabricados nas próprias empresas, deflacionadas pelo IPA/FGV).

Quanto ao critério de agregação dos dados primários, as unidades de respostas são consideradas homogêneas e a sua agregação é feita mediante quociente entre somatórios de dois meses consecutivos (fórmula específica de índices de “base móvel”). O seu encadeamento mensal e sucessivo gera os índices de “base fixa”. Os índices de “base fixa”. Os índices de base fixa têm como base de comparação: junho de 1994=100.

Quanto ao critério de agregação dos índices parciais, o índice do Agregado (representativo do total da indústria de transformação) é obtidos mediante a média aritmética ponderada dos índices dos gêneros industriais (minerais não metálicos, metalúrgica, mecânica, material elétrico e de comunicações, material de transportes, mobiliário, papel e papelão, química, produtos de material plástico, têxtil e alimentação). O sistema de ponderação é flutuante e coincidente com os períodos censitários da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Horas trabalhadas na Produção

Características: Corresponde ao número de horas efetivamente trabalhadas no mês pelo pessoal ocupado direta ou indiretamente na produção. Quanto ao critério de agregação dos dados primários, segue os mesmos procedimentos adotados para as vendas reais.

Nível de utilização da capacidade instalada

Características: Corresponde à porcentagem da capacidade operacional utilizada no mês. O complemento de 100 representa o nível médio de ociosidade. Não possui, portanto, base de comparação.

Com relação ao critério de agregação dos dados primários, cujas unidades de respostas são heterogêneas, a fórmula agregativa é composta: o fator de ponderação é o número de pessoal ocupado na produção de cada unidade informante.

Quanto ao critério de agregação dos índices parciais, o índice do Agregado (representativo do total da indústria de transformação) é obtidos mediante a média aritmética ponderada dos índices dos gêneros industriais (minerais não metálicos, metalúrgica, mecânica, material elétrico e de comunicações, material de transportes, mobiliário, papel e papelão, química, produtos de material plástico, têxtil e alimentação).

O sistema de ponderação é flutuante e coincidente com os períodos censitários da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Emprego

Características: A partir de outubro de 1997 os dados passaram a ser apresentados com base junho de 1994=100. O índice inclui tanto os empregados na produção como na administração ou em outros setores, existentes no último dia do mês.

Os dados são desagregados por gêneros industriais, de acordo com a classificação da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. O índice do agregado é obtido mediante a média aritmética ponderada dos índices divulgados para cada gênero industrial. O sistema de ponderação é flutuante e coincide com os períodos censitários do IBGE.

Salário e Massa Salarial

Características: A partir de outubro de 1997 os dados passaram a ser apresentados com base junho de 1994=100. O índice inclui tanto os empregados na produção como na administração ou em outros setores, existentes no último dia do mês. São contabilizados os salários líquidos (o décimo-terceiro salário não é incluído) pagos no mês ao total de pessoal ocupado.

Os dados são desagregados por gêneros industriais, de acordo com a classificação da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. O índice do agregado é obtido mediante a média aritmética ponderada dos índices divulgados para cada gênero industrial. O sistema de ponderação é flutuante e coincide com os períodos censitários do IBGE. Além da massa salarial, calculam-se salário real médio e total de salários reais.

O deflator utilizado é o IPC-Fipe. Finalmente, as estatísticas da Fiesp apresentam também dados referentes às folhas de pagamento dos declarantes. São eles: total da folha de pagamento nominal, folha de pagamento nominal média, folha de pagamento real e folha de pagamento real média. Esses últimos têm como deflator o IPA-FGV. 

Abrangência dos dados (cobertura de e.g., unidades institucionais, transações e estoque, commodities, indústrias e áreas geográficas)

Estado de São Paulo. 

Convenções contábeis (e.g. período de registro, métodos de avaliação)

 

Natureza dos dados básicos (e.g., registros administrativos, pesquisas, levantamentos censitários, combinações destes)

 

Práticas de compilação (e.g., esquemas de ponderação, métodos de imputação, técnicas de balanceamento/verificação)

 

Outros aspectos (e.g., ajustamento sazonal, restrição na divulgação, ano-base, ano de referência, transformação de ano fiscal para ano civil)

 

 

Formatos de Divulgação

Em papel

Nota para a Imprensa

As Notas para a Imprensa do Banco Central são gratuitas e estão disponíveis a todos os interessados mediante solicitação.

Boletim Semanal

 

Boletim Mensal

O Boletim do Banco Central é publicado em português e em inglês e está disponível na biblioteca do Banco Central. A assinatura é paga e pode ser feita junto ao:

DEMAP/DISUP/SUIMP
SIG - Quadra 8 – Lote 2025
70610-400 Brasilia (DF) - Brasil

Número do Telefone: 55 61 344-1554
Número do Fax:         55 61 344-2982

e-mail: demap.disup@bcb.gov.br

O valor é de R$ 19.05 por exemplar.

Boletim Trimestral

 

Outros

 

Em meio eletrônico

Tabela ou banco de dados on line

 

Endereço na Internet

As Notas para a Imprensa do Banco Central e o Boletim do Banco Central estão disponíveis na página do Banco Central na Internet:

http://www.bcb.gov.br

na seção Informações Econômicas e Financeiras/Publicações Econômico-Financeiras

Os documentos estão também disponíveis gratuitamente na biblioteca do Banco Central.

Disquete

 

CD ROM

 

Outros

 


Volta à homepage BC Atende