INFORMAÇÕES ECONÔMICO-FINANCEIRAS

Séries Temporais - Metadados

Data da última atualização: 27/09/2002


ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR
IPCA-15

Dados sobre o Provedor da Série

Pessoa para Contato

Túlio José Lenti Maciel

Instituição e Componente

Banco Central do Brasil - Consultoria de Conjuntura Econômica
SBS Qd.3, Ed. Sede, Bl. B, 10º andar
70.074-900     Brasília (DF) - Brasil

Número do Telefone

55 (61) 414 2204

Número do Fax

55 (61) 414 2036

Endereço eletrônico

coace.depec@bcb.gov.br

 

Descrição

Identificação das Séries

Seção Atividade Econômica - Preços - Índices de preços ao consumidor 
Nome e Número das Séries
Séries Números
Índices de preços ao consumidor IPCA-15
7478
Data de Início 30.09.1994 
Interrupções  
Data de Encerramento  

Dados: Conceito, Periodicidade e Tempestividade

Conceito

Índice de preços de abrangência nacional que pesquisa famílias com rendimento mensal entre 1 e 40 salários mínimos qualquer que seja a fonte de rendimento, entre os dias 16 do mês anterior ao de referência e o dia 15 do mês de referência.

O IPCA é uma média aritmética ponderada dos 11 índices metropolitanos mensais, que são calculados pela fórmula de Laspeyres, à exceção dos itens sazonais alimentícios, onde é aplicada a fórmula de Paasche.

Fontes Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – www.ibge.gov.br 
Unidades Número (percentual)
Periodicidade Mensal. 
Tempestividade Em torno da terceira semana do mês de referência. 

Integridade

Divulgação dos termos e condições sob as quais as estatísticas oficiais são preparadas, incluindo confidencialidade das respostas individuais  
Informação sobre revisão e comunicação antecipada de mudanças substanciais na metodologia  

Qualidade

Divulgação de documentação sobre a metodologia e as fontes usadas na preparação das estatísticas  
Divulgação de detalhes, conciliações com os dados relacionados e arcabouços estatísticos que possibilitem cruzamento de dados e assegurem razoabilidade às estatísticas.  
Notas  

 

Sumário Metodológico

Arcabouço analítico, conceitos, definições e classificações (incluindo referência a orientações aplicáveis)

Utiliza-se o rendimento total urbano de cada região, obtido da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD. A escolha dessa variável está ligada à amplitude da população e do indicador, e seu objetivo é aferir a inflação sob a ótica da demanda final familiar.

População-Objetivo: famílias com rendimento mensal entre 1 e 40 salários mínimos qualquer que seja a fonte de rendimento.

Informantes: estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionárias de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguéis e condomínio).

Abrangência dos dados (cobertura de e.g., unidades institucionais, transações e estoque, commodities, indústrias e áreas geográficas)

Regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Fortaleza, Belém, Salvador, e dos Municípios de Goiânia e Brasília. 

Convenções contábeis (e.g. período de registro, métodos de avaliação)

 

Natureza dos dados básicos (e.g., registros administrativos, pesquisas, levantamentos censitários, combinações destes)

Coleta: a coleta de dados é realizada através de questionário que contém um conjunto definido de produtos. O preço coletado refere-se ao valor de venda à vista. São coletados preços para os produtos que constam dos questionários desde que estejam disponíveis para venda ao consumidor. Na ausência de um produto é registrado um código que indica a razão da ausência.

Bases cadastrais: as bases cadastrais foram estabelecidas a partir das seguintes pesquisas básicas: a Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF, a Pesquisa de Locais de Compra - PLC e a Pesquisa de Especificação de Produtos e Serviços – PEPS. A POF forneceu os valores básicos que constituíram as estruturas de ponderação de cada índice metropolitano. A PLC gerou o Cadastro de Informantes, definido, em cada região, onde as famílias adquirem os produtos consumidos. A PEPS gerou o Cadastro de Produtos, fornecendo a especificação ou descrição dos produtos consumidos.

A partir da fusão do cadastro de locais e de produtos foram gerados os Questionários de Coleta de Preços ao Consumidor, instrumentos básicos da pesquisa contínua de preços. A atualização ocorreu em junho de 1989, com a realização da POF 1987/88, cujos dados propiciaram a construção de novas estruturas de pesos e redefinição das populações objetivo, e da PLC 1988, que atualizou o Cadastro de Informantes, relação dos locais onde se coletam preços dos produtos e serviços.

Período de Coleta: o índice é mensal, calculado a cada período de aproximadamente 30 dias, segmentado em 4 subperíodos, com cerca de 7 dias. A cada subperíodo é realizada a coleta de um conjunto fixo de locais, que corresponde a um quarto do total. As datas de coleta são definidas através do Calendário Anual de Coleta de Preços. O período de referência compreende da segunda quinzena do mês anterior à primeira quinzena do mês de referência.

Práticas de compilação (e.g., esquemas de ponderação, métodos de imputação, técnicas de balanceamento/verificação)

O IPCA é uma média aritmética ponderada dos 11 índices metropolitanos mensais, que são calculados pela fórmula de Laspeyres, à exceção dos itens sazonais alimentícios, onde é aplicada a fórmula de Paasche.

Para agregar os índices regionais, a variável utilizada como ponderador é a população residente urbana de cada região, obtida dos levantamentos censitários. Os pesos baseiam-se na população residente, para que o resultado esteja mais próximo dos índice metropolitanos das regiões mais populosas, que concentram os maiores contingentes de trabalhadores assalariados.

Foram alteradas também as variáveis de ponderação que agregam os índices regionais, usadas no cálculo dos índices nacionais. A partir de janeiro de 1994 estas variáveis foram novamente atualizadas. Independente da ocorrência das pesquisas PLC e PEPS, as bases cadastrais são atualizadas em períodos determinados pela própria sistemática de produção dos índices. O que não ocorre com as estruturas de ponderação que são atualizadas sempre a partir da realização de nova POF. A última atualização das estruturas de ponderação foi introduzida a partir de agosto de 1999, com base na POF realizada em 1995-1996.

Metodologia de Cálculo: os preços coletados mensalmente são agregados e geram estimativas de variação de preços de cada subitem. Esses, por sua vez, são novamente agregados e produzem os índices referentes a itens que, agrupados, formam os grupos: Alimentação e Bebidas, Habitação, Artigos de Residência, Vestuário, Transporte, Comunicação, Saúde e Cuidados Pessoais, Despesas Pessoais e Educação. Por fim, é gerado o índice regional mensal. Calculados os índices de cada região, é obtido o índice nacional

Outros aspectos (e.g., ajustamento sazonal, restrição na divulgação, ano-base, ano de referência, transformação de ano fiscal para ano civil)

 

 

Formatos de Divulgação

Em papel

Nota para a Imprensa

 

Boletim Semanal

 

Boletim mensal

 

Boletim Trimestral

 

Outros

 

Em meio eletrônico

Tabela ou banco de dados on line

 

Endereço na Internet

 

Disquete

 

CD ROM

 

Outros

 


Volta à homepage BC Atende