INFORMAÇÕES ECONÔMICO-FINANCEIRAS

Séries Temporais - Metadados

Data da última atualização: 30/09/2002


BALANÇO DE PAGAMENTOS

Dados sobre o Provedor da Série

Pessoa para Contato

Fernando Alberto G. Sampaio C. Rocha

Instituição e Componente

Banco Central do Brasil - Divisão de Balanço de Pagamentos
SBS Qd.3, Ed. Sede, Bl. B, 9º andar
70.074-900     Brasília (DF) - Brasil

Número do Telefone

55 (61) 414 2205

Número do Fax

55 (61) 226 7552

Endereço eletrônico

dibap.depec@bcb.gov.br

 

Descrição

Identificação das Séries

Seção Setor Externo 
Nome e Número das Séries Balanço de Pagamentos 
Data de Início

Séries

Anual

Trimestral

Mensal

Balança comercial

1940
1979
1995
Demais itens
1947
Interrupções  
Data de Encerramento  

Dados: Conceito, Periodicidade e Tempestividade

Conceito

O balanço de pagamentos é o registro estatístico de todas as transações – fluxo de bens e direitos de valor econômico – entre os residentes de uma economia e o restante do mundo, ocorridos em determinado período de tempo.

A série temporal de balanço de pagamentos do Brasil foi elaborada seguindo as diretrizes conceituais estabelecidas na 5ª edição do Manual de Balanço de Pagamentos do Fundo Monetário Internacional - FMI. Esta série está associada a outras que dela são componentes:

  • Transações correntes
  • Conta de capital
  • Conta financeira
  • Erros e omissões
  • Haveres da Autoridade Monetária 
  • Fontes
    • Banco Central do Brasil - Sistema SISBACEN/CAMBIO
    • Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio - Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX)
    • Instituições financeiras - balancetes
    • Organismos internacionais - relatórios
    • Ministério dos Transportes - Departamento de Marinha Mercante
    • Empresas de transportes
    • Banco do Brasil
    • Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social
    • Superintendência de Seguros Privados - SUSEP do Ministério da Fazenda
    • Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
    Unidades Moeda (milhões de dólares)
    Periodicidade Anual, trimestral e mensal. De forma consolidada o balanço de pagamentos apresenta dados anuais desde de 1947, trimestrais desde 1979 e mensais a partir de 1995. De forma não consolidada, as séries foram divulgadas observando o menor espaço temporal. Nas séries componentes do balanço de pagamentos encontram-se especificadas as datas de início relativas às periodicidades anual, trimestral e mensal para cada série.
    Tempestividade Até quatro semanas após o fim do período em referência. 

    Integridade

    Divulgação dos termos e condições sob as quais as estatísticas oficiais são preparadas, incluindo confidencialidade das respostas individuais O Banco Central compila e publica estatísticas monetárias e financeiras segundo a legislação em vigor, em particular a Lei nº 4.595, de 31.12.1964, e Resoluções do Conselho Monetário Nacional que ordenam a geração e divulgação de dados e informações. O Banco Central garante a confidencialidade dos dados relativos às instituições financeiras, empresas e indivíduos, em obediência ao estabelecido no artigo 2 da Lei Complementar nº 105, de 11.01.2001.
    Informação sobre revisão e comunicação antecipada de mudanças substanciais na metodologia  

    Qualidade

    Divulgação de documentação sobre a metodologia e as fontes usadas na preparação das estatísticas

    Anteriormente à divulgação das séries temporais, os dados relativos ao balanço de pagamentos encontravam-se disponibilizados em três diferentes versões:

    • 1947 a 1981 - com algumas adaptações de classificação e nomenclatura, seguia a orientação contida na 4ª edição do manual de balanço de pagamentos (MBP) do Fundo Monetário Internacional - FMI;
    • 1982 a 1994 –ainda sob a orientação da 4ª edição do MBP, essa versão foi introduzida à época da renegociação da dívida externa. Modificou-se a forma de classificação de algumas operações relacionadas à regularização da dívida externa e enfatizou as transações do país com a comunidade financeira internacional, e;
    • a partir de 1995 – Balanço FMI 5 ª edição.

    Por terem sido elaboradas utilizando-se três metodologias distintas, essas séries não são comparáveis entre si. Todas elas possuem a mesma cobertura de dados, mas diferem com relação a critérios de classificação e nomenclatura de algumas contas. A elaboração da série temporal do balanço de pagamentos baseou-se em três objetivos principais:

    • comparabilidade dos dados, utilizando-se metodologia única para todo o período;
    • divulgação das séries com o maior detalhamento possível; e
    • divulgação das séries na menor periodicidade disponível.
    Divulgação de detalhes, conciliações com os dados relacionados e arcabouços estatísticos que possibilitem cruzamento de dados e assegurem razoabilidade às estatísticas.  
    Notas  

     

    Sumário Metodológico

    Arcabouço analítico, conceitos, definições e classificações (incluindo referência a orientações aplicáveis)

    Conceitos, definições e classificações de cada série estão especificados no detalhamento do balanço de pagamentos. 

    Abrangência dos dados (cobertura de e.g., unidades institucionais, transações e estoque, commodities, indústrias e áreas geográficas)

    As transações entre os residentes no Brasil e os residentes no exterior, independentemente da moeda utilizada, de acordo com as normas em vigor no país, são realizadas por intermédio do sistema bancário ou de agentes credenciados pelo Banco Central do Brasil. Essas operações são classificadas de acordo com a finalidade a que se destinam e são consolidadas pelo sistema SISBACEN-CÂMBIO, originando a Estatística Nacional das Operações de Câmbio. Essa estatística constitui-se na fonte básica para a compilação do balanço de pagamentos, podendo-se afirmar que abrange a totalidade das transações que o Brasil realiza com o exterior. Não são feitas estimativas para as operações ilegais, nem para o para o cálculo de receitas e despesas relacionadas ao turismo. Entretanto, como o balanço de pagamentos é divulgado com uma defasagem de apenas 20 dias em relação ao término do mês a que se refere, algumas informações extra câmbio ainda não estão disponíveis. Nesses casos, são feitas estimativas. Os valores estimados são substituídos pelas informações definitivas a cada revisão trimestral do balanço de pagamentos. Os dados que normalmente não estão disponíveis são os extraídos dos balancetes dos bancos comerciais, cujas estimativas são baseadas no movimento de câmbio, os de transportes, informados pelas companhias aéreas e marítimas e pelo Departamento da Marinha Mercante – DMM, que têm os valores estimados com base no comércio internacional.

    Convenções contábeis (e.g. período de registro, métodos de avaliação)

     

    Natureza dos dados básicos (e.g., registros administrativos, pesquisas, levantamentos censitários, combinações destes)

    Para a balança comercial (exportação e importação) são utilizados os dados compilados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio – MDIC, provenientes dos registros aduaneiros inseridos no SISCOMEX - Sistema de Comércio Exterior. Dados sobre serviços, rendas, transferências correntes, conta capital e conta financeira têm como fonte básica a Estatística Nacional das Operações de Câmbio. Os dados cambiais são complementados com informações prestadas por empresas públicas e privadas, órgãos governamentais e organismos internacionais. Utiliza-se, também, informações dos balancetes patrimoniais das instituições financeiras. A estatística de câmbio é consolidada pelo Departamento de Capitais Estrangeiros e Câmbio (DECEC) do Banco Central do Brasil e compreende os dados relativos às operações cursadas no mercado de câmbio, informados diretamente pelas instituições financeiras e demais agentes credenciados a operar em câmbio. As informações são repassadas ao Banco Central, por meio eletrônico, para o Sistema de Informações Banco Central do Brasil (SISBACEN-CÂMBIO). São, também, coletados por meio do SISBACEN e consolidados pelo DECEC, os dados relativos às transações em moeda nacional realizadas entre residentes e não residentes. As operações de câmbio são formalizadas com a utilização de instrumento legal denominado “contrato de câmbio”, emitido eletronicamente, ou por meio de boleto simplificado, nos quais constam as características e as condições, incluindo a classificação da natureza da transação, o que permite atender ao detalhamento do balanço de pagamentos.

    Práticas de compilação (e.g., esquemas de ponderação, métodos de imputação, técnicas de balanceamento/verificação)

    As informações coletadas em outras moedas são convertidas para dólares norte-americanos utilizando-se a taxa de câmbio, média diária, divulgada pelo Banco Central do Brasil.

    Na compilação do balanço de pagamentos são utilizados os regimes contábeis de caixa e competência. O regime caixa é adotado devido à utilização das estatísticas cambiais como a principal fonte de dados do balanço de pagamentos. O regime competência é utilizado no cálculo dos rendimentos das reservas internacionais na modalidade de títulos.

    Outros aspectos (e.g., ajustamento sazonal, restrição na divulgação, ano-base, ano de referência, transformação de ano fiscal para ano civil)

    Inaplicável. 

     

    Formatos de Divulgação

    Em papel

    Nota para a Imprensa

     

    Boletim Semanal

     

    Boletim Mensal

    O Boletim do Banco Central é publicado em português e em inglês e está disponível na biblioteca do Banco Central. A assinatura é paga e pode ser feita junto ao:

    DEMAP/DISUD
    SBS Qd.3, Ed. Sede, Bl. B, 2º subsolo
    70.074-900 Brasília (DF) - Brasil
    Número do Telefone: 55 61 414-3165
      55 61 414-1392
    Número do Fax: 55 61 414-1359
    e-mail: demap.disud@bcb.gov.br

    O valor é de R$ 19,05 por exemplar.

    Boletim Trimestral

     

    Outros

    O Relatório Anual do Banco Central é publicado em português e em inglês e está disponível na biblioteca do Banco Central. O Relatório Anual pode ser obtido onerosamente no mesmo endereço da assinatura do Boletim Mensal.

    Em meio eletrônico

    Tabela ou banco de dados on line

     

    Endereço na Internet

    Nota à Imprensa - Setor Externo
    http://www.bcb.gov.br/mPag.asp?codP=769&cod=137&perfil=1&idioma=P

    Boletim do Banco Central do Brasil
    http://www.bcb.gov.br/mPag.asp?codP=769&cod=286&perfil=1&idioma=P

    Disquete

     

    CD ROM

     

    Outros

     


    Volta à homepage BC Atende